As legendas de fotos são o tipo de corpo mais lido em uma publicação. De todos os conteúdos de notícias, apenas os títulos de histórias ou manchetes têm leitores mais elevados do que as legendas. Segue-se que os padrões de precisão, clareza, integridade e boa escrita são tão elevados para legendas e linhas de corte do que para outro tipo. Tal como acontece com as manchetes, as legendas e os cortes devem ser estaladiços. Tal como acontece com as histórias, elas devem ser legíveis e informativas.
Nota: legendas e linhas de corte são termos que são muitas vezes usados indistintamente, particularmente em revistas. Para os nossos propósitos, faremos as seguintes distinções.
- Legendas: legendas são as pequenas "manchetes" sobre os "cortes" (as palavras que descrevem a fotografia). Exemplo.
- Linhas de corte: linhas de corte (em jornais e algumas revistas) são as palavras (sob a legenda, se houver uma) que descrevem a fotografia ou ilustração. Exemplo.Ao escrever uma linha de recorte com ou sem uma legenda, é útil ter claramente em mente o comportamento típico do leitor ao "usar" uma fotografia e o texto que a acompanha:
Primeiro, o leitor olha para a foto, capturando mentalmente toda ou a maioria das informações visuais mais óbvias disponíveis. Muitas vezes este olhar de leitor é apenas um olhar, de modo que os aspectos sutis da imagem pode não se registrar com muitos leitores.
Quando esse olhar para a foto provoca qualquer interesse, o leitor normalmente olha apenas abaixo da foto para obter informações que ajudam a explicar a foto. É quando as legendas e linhas de corte devem ser executadas.
Em seguida, tipicamente, o leitor, depois de digerir a informação, volta para a foto (por isso, certifique-se de melhorar a experiência e explicar tudo o que precisa explicar).A informação específica necessária pode variar de uma foto para outra. Mas para a maioria das fotos um leitor quer saber tais informações como:
- Quem é? (E, na maioria dos casos, identificar pessoas da esquerda para a direita, a menos que a ação na fotografia exige o contrário.)
- Porque está Esta foto no jornal?
- O que se passa?
- Quando e onde foi isso?
- Porque é que ele / ela / elas parecem assim?
- Como é que isto aconteceu?
Simplificando, cortes devem explicar a imagem para que os leitores estejam satisfeitos com a sua compreensão da imagem. Não precisam — e não devem-de dizer o que a imagem tornou óbvio.
Deve fornecer informações vitais que a imagem não pode. Por exemplo, uma imagem pode mostrar um jogador de futebol saltando para pegar um passe, mas provavelmente não mostra que o resultado foi o touchdown vencedor. A linha de corte deve dar essa informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário