domingo, 16 de agosto de 2020

Como fazer matrícula escolar em Curitiba - Inscrição na Rede Municipal

Mais um ano está chegando e ainda mais depois de um ano escolar muito conturbado em decorrência da pandemia os pais deverão ficar atento as datas para a matrícula Curitiba 2021. No caso do Paraná as dificuldades do ensino remoto levaram muitas crianças para a rede pública de ensino, e se você é mais uma família que decidiu por isso é melhor conferir aqui como fazer a sua inscrição para garantia de uma vaga no ensino fundamental ou médio no próximo ano letivo.

As chances de conseguir a vaga é muito grande, algo que é inclusive garantido por lei. Entretanto, não é possível atrasar as datas de matrícula, caso contrário o ingresso dos filhos na rede municipal de ensino pode ficar comprometido ou acabar entrando na sala de aula atrasado.


Como fazer matrícula em Curitiba?

O sistema de matrícula de Curitiba é o matrícula fácil. Por meio do sistema as crianças e adolescentes que querem cursar o Ensino Fundamental II (do 5° ano 9° ano) e do Ensino Médio (1° ao 3° ano)  poderão realizar a matrícula. 

A matrícula online é exigida como primeiro passo, onde será feito um pré-cadastro do aluno e registramento de dados. Entretanto, para conseguir ir as aulas é preciso conferir o período de efetivação, que é quando os responsáveis deve levar os documentos dele e do aluno presencialmente até a escola em que foi matriculado. 

Para fazer a matrícula são exigidos os documentos:

  • Comprovante de residnênca;
  • Documento de identificação do responsável pelo aluno;
  • Documento de identificação do aluno;
  • Histórico escolar do filho. 
  • Carteira de vacinação do filho. 
O formulário deve ser preenchido online e será enviado uma confirmação de pré-matrícula para o e-mail usado no momento da inscrição. 

Algum tempo depois, no mesmo e-mail, será indicado uma Declaração de Vaga, indicando qual será a escola da região em que a matrícula deverá ser efetivada. Neste moento os pais poderão conhecer o prédio, conversar com a equipe e fazer a entrega de documentos que garantirão a matrícula em si. 

Em caso de transferência de escola deve-se identificar no mommento de preenchimento do formulário, o que será verificado pelo Conselho Regional de Educação para efetivação da transferência, o que também exigirá uma etapa de confirmação presencial por parte do responsável legal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário